Português Italian English Spanish

Matões está de Luto. Confira fotos e um pouco da história do ex Prefeito Pedro Alves Pinheiro

Matões está de Luto. Confira fotos e um pouco da história do ex Prefeito Pedro Alves Pinheiro


Esse artigo foi produzido com informações repassadas pelo Professor Chico Grud. Chico Grud é escritor de um livro que conta um pouco da história do município. Pedro Alves foi um político Matoense que será lembrado por uma longa vida pública honrada, leal, amigo e um homem simples.

Apesar de ser afilhado do chefe político da época, Coronel Antenor Pereira de Brito,
a história política de Pedro Alves começa com uma oportunidade no grupo do Dr.Mario Alves de Carvalho, na época, eleito com uma expressiva votação de 488 votos em 1962, era o início da longa vida pública.

Eleito Presidente da Câmara duas vezes consecutivas (1964 e 1968). Em 1969 Pedro Alves conseguia o apoio político do Dr Mário Carvalho, para ser candidato a Prefeito, eleito, assumiu em 1970. Em 1982 Pedro Alves perdeu sua primeira eleição para Alcino Pereira (pai do ex deputado Rubens Pereira) . Em 1988 perde sua segunda eleição, dessa vez para seu primo, José João. Em 1992, com o surgimento de Gilberto Tenório Alagoano na política, Pedro Alves se alia à Tenório para ser companheiro de chapa, cansado de perder no grupo de Dr Mário, aceitou, por azar, perdeu novamente. Já em 1966 concorreu novamente com Tenório Alagoano, eleito vice-prefeito.

Em política tudo é possível, Pedro foi convidado para ser candidato pelo grupo dos Pereiras, eleito em 2004, em 2008, Pedro não disputou reeleição, abriu espaço e apoiou para Suely Pereira.

Pedro Alves também foi um grande produtor agrícola, mesmo no cargo de Prefeito, Pedro Alves era conhecido pela produção rural para ajudar os mais pobres do município.

Em contato com o BlogdoRogerinho o ex deputado Rubens Pereira disse:

“Hoje é um dia muito triste para a história política de Matões. Perdemos um dos homens mais íntegros e leal de Matões, me sinto orgulhoso por ter tido o saudoso Pedro Alves como aliado Político, o corpo vai nos deixar, mas a história de Pedro Alves Pinheiro ficara para história. Que Deus lhe reserve um lugar especial no céu.”

 A deputada Cleide Coutinho também emitiu nota;

O Prefeito de Matões também emitiu nota e luto de três dias.

Gabriel Tenório, Neto do ex prefeito Gilberto Tenório também emitiu nota:

Algumas fotos do arquivo pessoal do Professor Chico Grud.

    

O corpo do ex prefeito chegou em Matões por volta das 16:00 da tarde. Inevitavelmente, uma multidão aguardava o corpo chegar de Timon na entrada de Matões. Seguiram as homenagens na Câmara municipal. Em discurso emocionado o ex vereador Ingleses Brandão, sobrinho e descendente político de Pedro Alves, falou emocionado na Câmara municipal. Assim que que o blog conseguir falar com o ex vereador postaremos o vídeo e o que diz o Professor Ingleses.