O Innovare procura valorizar iniciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados por todos os que atuam no sistema de Justiça, de natureza administrativa ou judicial. Desde 2004, o instituto premia ações de todo o país. O Innovare tem apoio do Grupo Globo.
Mendonça foi premiado quando era diretor do departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele e a equipe foram agraciados na Categoria Especial como reconhecimento ao trabalho que fizeram na recuperação de R$ 1 bilhão de dinheiro público desviado por crimes corrupção.
Mendonça coordenava o Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa, além de ter sido um dos mentores da iniciativa. Em 2019, no governo Bolsonaro, ele se tornou o chefe da AGU.
Na época, a AGU não costumava atuar na recuperação de dinheiro desviado. Quando ganhou o prêmio, Mendonça disse que o órgão entendeu que devia essa resposta à sociedade.
"A gente sabia que estava em débito com a sociedade. Historicamente, discutíamos o que fazer frente a essa demanda", afirmou.