AS RODAS DE CONVERSAS POPULARES ANTECIPAM 2024 EM PARNARAMA
Ainda no rescaldo da campanha eleitoral do ano passado, as conversas populares já começam o aquecimento para a batalha de 2024 em Parnarama.
Reeleito, e exercendo o sexto mandato no executivo parnaramense, o alcaide Raimundo Silveira tem que pôr em prática todo o seu poder de persuasão para manter seu grupo político unido com vistas à batalha cívica e democrática do próximo ano, mesmo porque há um quadro de consagradas lideranças aspirando encabeçar a chapa majoritária governista municipal.
Os sodalícios de esquina em todos os rincões do município, passaram a comentar o nome do empresário Juvenal Silva, como sendo o preferido do prefeito Raimundo Silveira.
Para alguns analistas políticos da Terra das Palmeiras, essa semente deve ter sido inteligentemente plantada e adubada com o estrumo da estratégia silveirista no chão das grandes manobras naturais. Isto é, passar para o povão a responsabilidade de consagrar o nome do empresário, como o futuro candidato a seguir na estrada pavimentada pelo poder, rumo ao Palácio da Cidade.
Na esteira desse entendimento, o alcaide Silveira, permaneceu em silêncio pelo tempo suficiente para observar se a semente plantada realmente germinaria. E, entendendo ter sido exitosa a sua estratégia, recentemente, em um vídeo gravado com lideranças populares, declarou publicamente seu apoio ao seu sobrinho distante, amigo leal e fiel escudeiro Juvenal Silva.
Enquanto isso, outras lideranças consagradas permanecem cautelosas.
Começando pelo vice prefeito Gilson Moura, que em conversa com a nossa reportagem disse, que, considera tudo muito cedo para se falar de eleição municipal. Portanto, vai esperar ser chamado no momento certo pelo prefeito Raimundo Silveira para tratar desse assunto. "Sou homem de grupo e de compromisso", arrematou o líder Gilson Moura.
Líder inconteste e consagrado, mormente na região mais longínqua do município (entre a MA 034 e o rio Itapecuru), em suas conversas amistosas com amigos, o vereador Joilson Soares, vem deixando muito claro que também tem interesse de submeter seu nome para a apreciação dos convencionais objetivando concorrer à sucessão municipal. Contudo, entende, que o grupo tem um comandante chamado Raimundo Silveira, que deverá estabelecer um diálogo franco e respeitoso com as lideranças na hora que for necessário.
Na vertente oposicionista, é natural que o quadro também ainda seja muito nebuloso. Na eleição do ano passado, o médico David Carvalho e o empresário Remildo Fonseca estiveram em caminhos adversos. Não se sabe no entanto, se esses posicionamentos talvez circunstânciais venham a ocasionar um "racha" nas fileiras da oposição, ou se estão mantendo diálogos secretos visando reeditar o grupo oposicionista de 2020.
No município de Parnarama, há quatro tipos de eleitores: os conscientes e/ou politizados (muito poucos), os fanáticos, os vendidos e os que votam por simples protesto. E, é exatamente dos eleitores de protesto que o empresário Remildo Fonseca se beneficia para se apresentar como uma liderança municipal.
Trocando em miúdos, se a oposição se unir para reeditar a eleição municipal pretérita, subsestimá-la, seria uma no mínimo arrogância, ignorância ou vaidade dos líderes governistas.
Há muita água ainda para passar por baixo da ponte. É esperar pra ver.
O blog jjpereira.com, vai analisar sempre a política municipal com imparcialidade e respeito.