Bolsonaro pode tornar Josimar principal nome da oposição no Maranhão em 2022
Uma notícia divulgada ontem nos principais portais nacionais de notícia – segundo a qual o presidente Jair Bolsonaro foi convidado oficialmente para filiar-se ao PL – pode dar novos rumos ao processo eleitoral de 2022 no Maranhão.
O primeiro impacto é transformar o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) no principal nome da oposição ao governo Flávio Dino (PSB).
Dino mantém quatro pré-candidatos em sua base – o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), o senador Weverton Rocha (PDT) e os secretário Simplício Araújo (Solidariedade) e Felipe camarão (PT) – além de uma espécie de linha-auxiliar na candidatura do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD).
Sem a presença no páreo da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e do senador Roberto Rocha (sem partido), o governo iria passear na eleição de 2022 qualquer que fosse o resultado, já que a disputa se daria apenas entre aliados.
Com Bolsonaro no PL, Josimar de Maranhãozinho ganha fôlego, tornando-se o principal candidato da oposição, já que o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Rodrigues (sem partido) ainda não deslanchou.
É a segunda notícia positiva para Josimar em menos de uma semana.
Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Maranhão viu irre3gularidades na operação do Ministério Público que invadiu os endereços do deputado, no início de outubro, e determinou a anulação do inquérito.
A relação política com o próprio Bolsonaro já era próxima antes mesmo desta possibilidade de filiação no PL.
E agora, o deputado ganha uma alavanca importante na disputa maranhense.
Qualquer que seja o cacife eleitoral do presidente em 2022…