DOUTOR NELSON NEDES, AGORA É LEGÍTIMO PARNARAMENSE
Ele vem do aroma silvestre das vedes matas da fazenda Morcego, do pródigo território de Passagem Franca, hoje pertencente ao jovem município de Lagoa do Mato do Maranhão.
Trata-se do jovem promotor de Justiça Nelson Nedes Ribeiro Guimarães, que em concorrida solenidade realizada no dia 13 de dezembro de 2022 foi agraciado pela Câmara Municipal como um dos mais ilustres cidadãos de Parnarama.
Dr. Nelson é um lutador determinado, que após passar pelas mãos de competentes educadoras de Passagem Franca-Ma., buscou em outras plagas as luzes do conhecimento jurídico, tendo conquistado o curso de Direito pela Universidade Regional do Cariri-URCA do Estado do Ceará, em seguida, pós-graduado em especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Estado do Amazonas.
Por concurso público, foi delegado de Polícia em Manaus de 04 de dezembro de 2001 a 28 de setembro de 2007, também por concurso público, foi delegado em Teresina-Pi., de 29 de setembro de 2007 a 15 de agosto de 2010, deixando nos dois Estados um rastro inapagável da competência e do caráter norteadores da sua trajetória.
Em 28 de novembro de 2014 foi investido como titular da Promotoria de Parnarama, permanecendo até 19 de agosto de 2018, ficando respondendo até 16 de dezembro do mesmo ano, haja vista a sua investidura na Comarca de Timon.
A passagem do Dr. Nelson Nedes Ribeiro Guimarães, deixou saudades em todos os seguimentos sociais de Parnarama, pela sua posição firme, equilibrada e respeitosa como conduziu suas atividades no comando do Ministério Público na Virgem dos Sertões.
Ladeado por sua digníssima e amada esposa Eliene Fernandes de Sousa, dos senhores Raimundo Silveira e Gilson Moura, prefeito e vice respectivamente, além do vereador Rômulo Miguel Macedo Barros, autor da iniciativa, Dr. Nelson Nedes, agradeceu a todos os edis pela honraria do título, e prometeu se integrar aos seus conterrâneos parnaramenses para contribuir com o soerguimento do município.
Casado com Eliane Fernandes de Souza, de curso consórcio nasceram os filhos: Maria Clara Fernandes Guimarães e Jonas Neto Fernandes Guimarães.