Não é segredo para ninguém que o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), prefere o EU, que o NÓS, tanto que possui inúmeras arestas na Assembleia Legislativa do Maranhão e dentro do seu grupo político, comandado pelo governador Flávio Dino (PCdoB).
A maior prova que Duarte está longe de ser um político agregador, foi justamente o 2º Turno das eleições para a Prefeitura de São Luís. Duarte não conseguiu sequer ter a maioria do apoio dos colegas de trabalho e também de grupo político, mesmo enfrentando um candidato da Oposição.
No entanto, Duarte teve o apoio incondicional do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), que acabou “comprando briga” com alguns aliados e antecipando o debate de 2022. Tudo para ficar ao lado de Duarte.
Só que Duarte, com sua postura egoísta e não de grupo, vai prejudicando Carlos Brandão para a sua caminhada rumo ao Palácio dos Leões.
Também não é segredo para ninguém que Brandão chegou a “flertar” com a candidatura de Eduardo Braide para a Prefeitura de São Luís. Brandão chegou a dizer para aliados que poderia até apoiar Braide na disputa eleitoral de 2020.
Só que com o crescimento da pré-candidatura de Duarte, Brandão abdicou de um eventual apoiamento a candidatura vitoriosa de Braide e abraçou o projeto de Duarte, que nem partido tinha para disputar o pleito eleitoral.
Apesar de apoiar Duarte, Brandão jamais teceu qualquer crítica mais contundente a Eduardo Braide, mantendo um relacionamento respeitoso.
O Blog chega até a arriscar que Braide, mesmo depois da eleição, seguia mais próximo de Brandão do que do senador Weverton Rocha (PDT), outro postulante ao Palácio dos Leões dentro do grupo de Flávio Dino.
Só que Duarte, pensando no EU e não no NÓS, não conseguiu desarmar o palanque e com muita hipocrisia vai tecendo críticas açodadas a gestão de 30 dias de Eduardo Braide.
Com a postura egoísta e pensando já em 2024, Duarte vai afastando cada vez mais Eduardo Braide de Carlos Brandão, que poderia sair extremamente fortalecido da capital maranhense para a disputa pelo Palácio dos Leões.
Difícil é Duarte ter a capacidade e, principalmente, maturidade para compreender isso e agir diferente, afinal já ficou claro que Duarte é sempre defensor do venha nós, mas do vosso reino nada.