VELHOS CASARÕES DE PARNARAMA AMEAÇAM DESABAR LEVANDO RAÍZES DA HISTÓRIA PARA O LIXO
Essa casa foi erguida no lugarTerra Nova, muito antes da emancipação política e social de Parnarama. Naquele tempo a área territorial integrava ao município de São José dos Matões. A casa histórica Pertencia ao comerciante, latifundiário e político José Torres de Assunção, considerado um expoente de extraordinário valor da história municipal.
À época, o lugar Terra Nova era um importante porto de embarque e desembarque de mercadorias sob o controle comercial do empório de José Torres de Assunção que exportava paras as praças deTeresina e Parnaíba no Piauí, grande quantidade de amêndoas do coco babuçu e cereais, e importava tecidos e outras mercadorias de utilidades domésticas.
Há dez de abril de 1.949 Parnarama foi elevada à categoria de cidade e o lugarTerra Nova foi incorporado à sede municipal na categoria de bairro.
Esse velho casarão foi palco de importantes reuniões da política partidária com participação de grandes líderes locais.
Sob o mesmo teto nasceu a doutora Jucileide Torres do Amaral Buriti, imemorian, procuradora de Justiça do Maranhão, que nutria um amor imensurável por sua terra natal, Parnarama.
Esse outro prédio foi construído por Bernardino Pereira da Silva, popularmente conhecido como coronel Nôga Silva, por ter uma patente comprada da antiga "Guarda Nacional".
Coronel Nôga Silva, foi um grande latifundiário, comerciante e fazendeiro com atividades no povoado Olho D'água, no extremo Sul do Município. Homem austero e de compostura moral equilibrada, que como político se incoporou a outros homens valorosos de sua época para realizar o sonho de mudar a sede municipal de São José dos Matões para o lugar Terra Nova às margens esquerdas do rio Parnaíba, com a nova denominação de Parnarama. Depois da emancipação conquistada, Bernardino Pereira da Silva foi prefeito por duas vezes e vice prefeito da terra onde ainda havia grande quantidade de palmeiras e ainda cantava o sabiá.
Nesse histórico casarão nasceram filhos ilustres de Parnarama. Destaque para a respeitadíssima professora Almerita Cardoso Ribeiro. Expoente máximo da história educacional do município.
O titular do blog jjpereira.com.br entende que povo civilizado é aquele que preserva e respeita a história de sua Pátria. Entende ainda o jornalista, que, os tijolos e telhas que desabam levam para o lixo um peça importante da história, e as ruinas não só representam falência histórica como o retrato fiel do desamor que ao longo de várias décadas norteiam os corações das autoridades.
É de bom alvitre que o prefeito de Parnarama e a Câmara Municipal adotem urgentes providências objetivando salvar esses prédios de profundas raízes na vida cultural, história e patrimonial da cidade do Rio.